prova
A história do bondinho do pão de açúcar
1. A História do Bondinho do Pão de AçúcarMúsica: Samba do Avião Homenagem aos 100 anos do bondinho By Ney DeluizCantam: Os Cariocas 27/Out/1912 27/Out/2012 Ligue o Som
2. Pães de açúcar, muito comuns nos engenhos de cana da época Há 2 teorias para a origem do nomePão de Açúcar. Uma, a de que os portugueses o batizaram assim pelasemelhança com um pão de açúcar, recipiente usado para transportar torrões de açúcar da Ilha da Madeira para a Europa. A outra, a de que o nome vem de pau-nh-açuquã, que em tupi significa morro alto e pontudo.
3. Pavilhão das Indústrias na Exposição Nacional de 1908A ideia de se construir um teleférico até o topo do Pão de Açúcar surgiu durante a Exposição quecomemorou o centenário da abertura dos portos em 1908, sendo que as obras começaram em 1910.
4. Estação do Pão de Açúcar Estação do Morro da Urca A escalada original foi pela Via do Costão, na parte de trás do Pão de Açúcar Praia VermelhaQuem primeiro escalou o Pão de Açúcar foi a inglesa
Henrietta Carstairs, que fincou ali a bandeira inglesaem 1817, um feito para a época. Nisto, um militar português do quartel colonial da Urca, que nem alpinistaera, indignado com a ousadia subiu lá no dia seguinte e trocou a bandeira inglesa pela bandeira portuguesa.
5. Encosta do Morro da Urca e, ao fundo, o Pão de AçúcarSubir até o topo podia não ser problema, mas transportar toneladas de equipamentos pelos penhascos, sim. Por isto mesmo a tarefa foi dividida em 2 etapas distintas: 1) o Morro da Urca e 2) o Pão de Açúcar.
6. 100 operários-alpinistas fincaram pinos na pedra e foram levando cordas e as peças de um guincho manualdesmontado de 4 toneladas. Outra equipe foi pela floresta até a base do morro, arrastando um cabo de aço.
7. Antigamente, Pão de Açúcar se escrevia com 2 SsEis uma parte do guincho manual desmontável de
4 toneladas que os operários-alpinistas subiram no braço.
8. Já no topo, os alpinistas montaram o