Prova
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO 2011
“A LEITURA E A ESCRITA COMO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO”
AVALIAÇÃO / 4º BI
Disciplina: História Prof(ª) : Marcelo Tabachi Nome: ______________________________________________ nº. : _____ turma: 3001 bimestre :4º
1ª Questão: O coração do Rio arrancado!
Por Ismênia Araújo
Através do decreto 1529, o prefeito do Distrito Federal, engenheiro Carlos César de Oliveira Sampaio, decidiu cometer, o que muitos à época consideraram, um crime: pôr abaixo o Morro do Castelo.
Segundo o jornalista e escritor Monteiro Lobato, foi o local onde, em 1567, “ nasceu a cidade, ergueu-se a primeira igreja, funcionou o primeiro colégio, enterrou-se Estácio - o fundador”, manifestando-se contra a transformação do local em entulhos para posteriores aterros. Em pensar em seu topo já funcionaram o telégrafo e o Observatório Astronômico!
Ele também abrigou os Jesuítas, que foram expulsos durante o governo do Marquês de Pombal em 1759. A “morte” girou em torno da seguinte questão: a ruptura total com tudo que podia lembrar o Brasil colonizado. Por essa razão, o Rio perdeu o símbolo do início de sua própria história.
Outro motivo foi a grande reforma higiênica que o Distrito Federal estava passando porque precisava se tornar, além de moderna e digna de abrigar a sede do governo da “tenra” República, limpa.
Era um projeto grandioso que incluía a eugenia, ligada à ideia de “limpeza” étnica. A República positivista deveria ter ruas largas, mas com a aristocracia branca circulando pelos bulevares e o despossuídos em lugares bem distantes do centro.
Como desfecho, 4200 pessoas