Prova
INTRODUÇÃO
Redutor de velocidade
É conhecido por redutor o conjunto de coroa e parafuso com rosca sem-fim ou de engrenagens acondicionado em uma carcaça com sistema de lubrificação e destinado a reduzir a velocidade.
Manutenção de variadores e redutores de velocidade
Além dos cuidados com rolamentos, eixos, árvores e outros elementos específicos, a manutenção dos variadores de velocidade exige os seguintes cuidados: · Alinhamento e nivelamento adequados.
· Lubrificação correta.
· Inspeções periódicas, com especial atenção aos mancais.
· Verificação dos elementos sujeitos ao atrito.
· Verificação dos elementos de ligação em geral.
Quanto aos redutores de velocidade, especialmente os de engrenagens, os principais cuidados na manutenção são os seguintes: Alinhamento e nivelamento adequados.
· Lubrificação correta.
· Inspeções periódicas, com especial atenção aos mancais.
· Verificação dos elementos sujeitos ao atrito.
· Verificação dos elementos de ligação em geral.
Quanto aos redutores de velocidade, especialmente os de engrenagens, os principais cuidados na manutenção são os seguintes:
· Na desmontagem, iniciar pelo eixo de alta rotação e terminar pelo de baixa rotação. · Na substituição de eixo e pinhão, considerar ambos como uma unidade, isto é, se um ou outro estiver gasto, substituir ambos.
Do que é feito:
Na maior parte dos rolamentos utiliza-se aços para os corpos rolantes e para os anéis. Em casos em que a carga é muito leve, são usados anéis de polímeros termo-plásticos com esferas de aço inoxidável, que além de serem mais baratos que os rolamentos com anéis de aço, são mais leves, mais silenciosos, não necessitam de lubrificação e resistem à corrosão.
Em outros casos que exijam alta resistência à corrosão e alta capacidade de carga, utilizam-se rolamentos cerâmicos. Outra característica deste tipo de rolamento é a alta