Prova
AVALIAÇÃO - SIC
1. (UEL –PR) Corte O dia segue normal. Arruma-se a casa. Limpa-se em volta. Cumprimenta-se os vizinhos. Almoça-se ao meio-dia. Ouve-se rádio à tarde. Lá pelas 5 horas, inicia-se o de sempre. MELLO, Maria Amélia. Corte. Belo Horizonte – MG, p. 92
Sobre o texto, considere as afirmativas a seguir.
I - Trata-se de uma sequência de fatos dispostos de forma desconexas e sem coerência, conforme o que é destacado no título.
II - As ações do texto vêm representadas por termos acompanhados de um “se” com valor reflexivo.
III - A série de ações relatadas pelo texto coincide com o cotidiano doméstico.
IV- O anonimato típico de uma dona de casa em sua rotina faz-se notório pela ausência de identificação de quem pratica as ações.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
Texto para as questões de 02 a 03.
Na literatura, como na natureza, nada se ganha e nada se perde, tudo se transforma. Em Shakespeare está tudo o que nós, escritores, continuamos a utilizar nos dias de hoje, apenas embaralhamos as cartas e voltamos a dar. Os sentimentos profundos que movem a humanidade – o amor, o ciúme, a paixão pelo poder, as intrigas da corte –, a certeza de que as grandes histórias de amor continuam a ser as impossíveis, etc. Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada, o essencial sobre a natureza humana já teria sido dito. José Eduardo Agualusa. O Estado de S. Paulo, 23/04/2009. Adaptado.
02. Assinale a alternativa que apresenta a ideia central do texto.
a) A obra de Shakespeare não apresenta valores humanos atuais.
b) O essencial da natureza humana está representado em Shakespeare.
c) As grandes paixões continuam sendo impossíveis.
d) A natureza imita os