ondas
Introdução
Quando se fala em onda pensa-se à partida em ondas do mar. É provavelmente a primeira associação que se faz. No entanto as ondas estão presentes em todo o lado. Muitas delas não as vemos, pois elas propagam-se também no ar. É as ondas que nos permitem receber a luz solar, ver televisão ou falar ao tele móvel. Os sons provenientes da música ou de uma conversa são também ondas. Tocar guitarra também nos leva a criar oscilações na corda.
Existem vários tipos de ondas, das quais as mais conhecidas são as sonoras - ondas mecânicas e as eletromagnéticas.
Desenvolvimento
Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.
Um exemplo de onda é tido quando se joga uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultravioleta e microondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.
Mas o que elas têm em comum é que todas são energias propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Chamamos de Fonte qualquer objeto que possa criar ondas.
A onda é somente energia, pois ela só faz a transferência de energia cinética da fonte, para o meio. Portanto, qualquer tipo de onda, não transporta matéria.
As ondas podem ser classificadas seguindo três critérios:
Classificação das ondas segundo a sua Natureza
Quanto à natureza, as ondas podem ser dividas em dois tipos:
- Ondas mecânicas: são todas as ondas que precisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc.
- Ondas eletromagnéticas: são ondas que não precisam de um meio material para se propagar. Elas também podem se propagar em meios materiais. Exemplos: luz, raio-x , sinais de