prova
Conjunto de práticas desenvolvidas pela Motorola para melhorar os processos e eliminar os defeitos (não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações). É uma estratégia gerencial para promover melhorias nos processos, produtos e serviços para satisfação dos clientes, tendo como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e calara, tanto de qualidade como financeiros (principalmente).
Finalidade: Aumentar a participação do mercado, reduzir custos, otimizar operações. É definida como valor agregado por um amplo esforço de produção a fim de atingi objetivos definidos pela estratégia organizacional.
Métodos:
Seguem duas metodologias, DMAIC e DMADV.
DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhor e Controlar) – Usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes; Possui cinco fases, sendo:
1. Definição do problema: opiniões de consumidores e objetivos do projeto;
2. Mensurar e investigar relações de causa e efeito: Procura da causa principal;
3. Análise dos dados e mapeamento: Identificação das causas dos defeitos e melhorias;
4. Melhorar e Otimizar o processo: Através de desenhos, experimentos, etc. Executar pilotos do processo estabelecendo as capacidades;
5. Controlar o futuro estado de processo: qualquer desvio seja corrigido antes de se tornar defeito. Implementa sistemas de CEP e monitora-os.
DMADV – Usado para projetos focados em criar novos desenhos de produto/processo. Também possui cinco fases, sendo:
1. Definição de objetivos: consistentes com demanda dos clientes e estratégia da empresa;
2. Mensurar e identificar características: que sejam criticas para qualidade, capacidade dos processos e produção;
3. Analisar para desenvolver e projetar alternativas: Cria desenho e avalia capacidades para selecionar o melhor projeto;
4. Desenhar detalhes: otimizar o projeto e verifica o desenho;
5. Verificar o design/projeto: executa pilotos dos processos, implementa o processo de produção e