PROVA - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA
Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP
CEP:18050-000 – (15) 3321-1520 www.anhanguera.com - 0800 15 21 36
AVALIAÇÃO
- Leia atentamente as perguntas e releia suas respostas.
- A prova é individual, sendo permitida consulta apenas ao PLT.
- A avaliação vale de zero a dez pontos. As questões objetivas valem 0,50 e as subjetivas 1,0.
1. (ENADE / 2012)
A partir dos textos acima, avalie as afirmações que se seguem.
I. No trecho “gerente / Impertinente / Que dá ordens a você” do texto de Noel Rosa, há referência indireta a um dos elementos caracterizadores da figura do empregado, que, conforme os termos da legislação trabalhista vigente, é o pressuposto da subordinação.
II. No texto de Noel Rosa e no de Renato Russo, há referências a temas de ordem trabalhista e constitucional, especialmente ao princípio da dignidade da pessoa humana e ao direito a um ambiente de trabalho equilibrado.
III. Todos os textos fazem referência a algum tema do Direito do Trabalho, como jornada e horário de trabalho, subordinação do empregado às ordens de quem representa a empresa e ambiente de trabalho equilibrado.
IV. O texto de Renato Russo apresenta viés histórico, porque a erradicação do trabalho escravo e degradante já foi alcançada no Brasil.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
2. (ENADE / 2012) Tendo-se recusado a cumprir ordem lícita de serviço, um empregado foi advertido, por escrito, por seu gerente. Ao receber a advertência escrita, recusou-se a assinar cópia do documento do empregador, sob alegação de não concordar com seu conteúdo. Foi, então, despedido por justa causa, sob a imputação de ato de indisciplina. Nessa situação, infere-se que:
a) o empregado agiu de forma ilegítima ao se recusar a assinar a advertência do gerente.
b) a imputação de indisciplina ao empregado que se recusou a assinar a advertência foi medida