A importância do Perito Contábil nos Processos Trabalhistas
A ciência contábil possui diversos tipos de áreas de atuação, sendo a perícia contábil uma delas. A Perícia tem por finalidade garantir provas importantes para que o Juiz possa dar sua sentença. Desta forma, ela traz a resposta especifica de exposições técnicas.
A Perícia Contábil combina métodos de diversas ciências para obter seus resultados, tais como: ciências matemáticas, jurídicas, naturais, entre outras, devendo a tal profissional dominar esses conhecimentos.
Segundo a resolução do CFC 1.243/09, a perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários para auxiliar a justa solução do litígio.
Na garantia de adquirir uma melhora nos resultados de uma perícia Contábil trabalhista, surge a necessidade de um Perito. O profissional coloca-se à disposição para um estudo mais aprofundado sobre o tema. Observa-se então que, para um laudo pericial ser completo e sem erros na questão dos cálculos trabalhistas, precisa ser revisado pelo Perito Contábil.
O Perito Contábil precisa conhecer sua matéria, pois o exercício dessa função é uma atribuição privativa do bacharel em Ciências Contábeis que foi organizada em maio de 1946, como forma de atribuir ao profissional as funções em relação à competência legal para as realizações das perícias contábeis. O mesmo precisa ser habilitado legal, cultural e intelectualmente, e exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade. Cabe a ele, portanto, conduzir o juiz à resposta no valor informal da contabilidade, estabelecendo assim, a justiça. Por isso a apresentação do laudo é de suma importância. Por mais que o Perito realize um trabalho técnico ou científico, se não apresentar o laudo de maneira adequada, livres de erros, rasuras e entrelinhas, a decisão do Juiz e até mesmo a receptividade dos advogados pode ser afetada. Assim, o Perito, sendo o responsável pela execução dos trabalhos é uma peça