Grafico
Estatística – Um Tema Atual
O estudo da Estatística tem sido impulsionado por sua utilização em vários ramos da atividade humana.
Aurélio Buarque de Holanda definiu Estatística sendo à parte da matemática em que se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões e fazer predições com base nesses dados. Porém, mais importante do que defini-la é poder identificar a sua importância e o aumento de sua utilização. Na leitura de um jornal, por exemplo, ao percorrermos assuntos como política, economia, esporte, cultura, saúde e educação percebemos a utilização de estudos estatísticos como forma de melhor esclarecer o leitor.
O marketing Esportivo no Mundo em 97
Folha de S. Paulo, 23/9/97.
A Estatística está ligada a vários ramos da atividade humana. O seu estudo e aperfeiçoamento também foram impulsionados por essas atividades, como é o caso da Biologia e, em particular, da Genética. Estudos de pesquisadores, como os britânicos Karl Pearson (1857-1936), professor de eugenia na Universidade de Londres, e Ronald A. Fisher (1890-1962), não foram únicos. Além de deixarem contribuições valiosas como geneticistas, desenvolveram, paralelamente, alguns trabalhos em Estatística.
Pesquise mais sobre o assunto
BERGAMINI, D. et alii. As Matemáticas. R.de Janeiro, José Olimpio, 1969.
BOYER, C.B. História da Matemática. S.Paulo, Edgard Blücher, 1974
PARTE I: ESTATÍSTICA
1. Conceitos Introdutórios
População e amostra
Observe a figura. Para estudá-la não é preciso analisar todos os seus elementos, basta uma parte que lhe seja representativa. As conclusões que obtemos sobre essa parte (amostra) podem ser, por analogia, extensivas ao todo (população).
Em estatística,