Gráficos
Por gráfico entendemos uma figura com o objetivo de transmitir uma informação qualquer. Os meios de comunicação (revistas, jornais, televisão) utilizam frequentemente este recurso para veicular de maneira clara, simples e compacta vários tipos de informação, tais como resultados de pesquisa de opinião, dados estatísticos, variação de indicadores financeiros, etc. Tabelas e equações também aparecem constantemente na nossa vida diária. Analisar e interpretar corretamente relações quantitativas, apresentadas nestas três formas, é extremamente importante nesta nossa era da informação, onde os meios de comunicação desempenham um papel de fundamental importância.
Os exemplos a seguir foram retirados de jornais, revistas, panfletos, contas, etc. Em cada um deles a fonte é citada. O seu desafio é conseguir interpretar os dados apresentados corretamente e, a partir destes dados, chegar a conclusões corretas.
Agora é com você!
Os gráficos a seguir apareceram no jornal O Globo de 30/11/97 e vêm acompanhados das respectivas manchetes. Eles fizeram parte de uma pesquisa feita pelo jornal para conhecer a opinião da população do Rio de Janeiro em relação às condições de suas praias.
Cariocas elegem a Barra a melhor praia do Rio
Dois em cada três banhistas consideram a orla mal cuidada
O gráfico acima representa o resultado da pergunta "As praias do Rio são bem cuidadas?", feita a 3780 banhistas.
(a) Baseado neste gráfico a afirmação dois em cada três banhistas consideram a orla mal cuidada que aparece abaixo da manchete principal é verdadeira?
Resposta
(b) De acordo com o gráfico ao lado, integrante da mesma reportagem, quantas das pessoas consultadas consideraram a praia da Barra a melhor do Rio?
Resposta
Gráficos do tipo abaixo aparecem diariamente nas colunas financeiras dos jornais.
Indicadores Financeiros
O Globo 1/12/97
Baseando as suas respostas nos dados apresentados, responda:
(a) Em que mês não houve inflação?
(b)