A GEST O DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DIN MICO E COMPETITIVO
A área de Gestão de Pessoas é uma das que mais sofrem pelas recentes mudanças no mundo moderno. As empresas perceberam são as pessoas que introduzem a inteligência em seus negócios e a racionalidade nas decisões. Por isso, hoje se fala em Gestão de Pessoas e não em Recursos Humanos, com o objetivo de proporcionar essa nova forma de ver as pessoas, não apenas como meros funcionários que recebem em função do tempo disponibilizado para a organização, mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.
AS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES NO CENÁRIO MUNDIAL
Apartir da Revolução Industrial surge o atual conceito de trabalho e é no decorrer do século XX que o trabalho recebeu a configuração que conhecemos hoje.
Ao longo do século XX, podemos distinguir três eras organizacionais distintas: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA
É o período imediatamente após a Revolução Industrial e que se estende até cerca 1950, envolvendo a primeira metade do século XX.
Sua principal característica foi a intensificação da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados.
A Teoria Clássica da Administração e o Modelo Burocrático surgiram especificamente para as organizações dessa época. O mundo se caracterizava por mudanças lentas. O ambiente que envolvia as organizações era conservador e voltado para a manutenção da situação atual. A eficiência era a preocupação pricipal e para alcança-la buscava-se a padronização e simplificação, bem como especialização da mão de obra para permitir escalas de produção maiores e custos menores.
O desenho mecanicista dessa época caracterizou-se por ter muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada, departamentalização funcional para assegurar especialização, padrões de comunicação e cargos definitivos, pequena capacidade de processamento de informação, cargos