Graficos
O gráfico é uma representação com forma geométrica construída de maneira exata e precisa a partir de informações numéricas obtidas através de pesquisas e organizadas em uma tabela. Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares.
Gráficos de colunas
O gráfico de colunas é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo horizontal são construídas as colunas que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo vertical. As colunas devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Gráficos em colunas empilhadas
O gráfico em colunas empilhadas corresponde ao gráfico de barras compostas. Tanto um quanto o outro serve para representar comparativamente dois ou mais fenômenos ou atributos.
Gráfico de barras
O gráfico de barras é composto por duas linhas ou eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo vertical são construídas as barras que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade. Essa intensidade é indicada pelo eixo horizontal. As barras devem sempre possuir a mesma largura e a distância entre elas deve ser constante.
Sempre que os dizeres a serem inscritos forem extensos, devemos dar preferência ao gráfico de barras.
A ordem a ser observada é a cronológica, se a série for histórica (descrevem os valores da variável, em determinado local, discriminados segundo intervalos de tempo) e a decrescente se for geográfica (descrevem os valores da variável, em determinado instante,