protozoários
O Reino Protista foi originalmente formado por organismos unicelulares eucariontes, isto é, seres cujas células já apresentam organóides especializados e núcleo individualizado. Esse reino era composto pela reunião de dois grandes grupos de organismo: os protozoários, que vieram da antiga classificação do reino animal e as algas unicelulares que vieram da antiga classificação do reino vegetal.
Mas os protistas estão representados por muitas linhas evolutivas cujos limites são difíceis de definir. A maioria destes organismos é unicelular e microscópica, também existem os que formam colônias, como os foraminíferos. Esta organização, mais complexa, está mais próxima dos organismos pluricelulares superiores e indica que estes evoluíram a partir de ancestrais protistas. Apresentam nutrição heterotrófica e não possuem parede celular. Geralmente são agrupados em quatro filos, de acordo com o tipo de estrutura locomotora. Podem causar doenças graves ao homem. São organismos fascinantes, tão pequenos, mas alguns tão ágeis.
2 OBJETIVO
Pesquisar e estudar diversos protozoários que foram encontrados, revelando suas características e variedades adaptativas que cada organismo reflete.
3 MATERIAL E MÉTODO
Material de coleta:
- Água coletada do canal;
- Copo descartável;
Na observação dos protozoários usamos:
- Pipeta;
- Lâmina;
- Microscópico óptico;
- Objetiva de 40 (quarenta).
Método:
Com o auxílio da pipeta foram colocadas três gotas da água coletada na lâmina e observado ao microscópio na objetiva de 40 para analise no laboratório.
Local da coleta:
No canal de água corrente próximo ao Hiper Bompreço no bairro do Bessa, município de João Pessoa - PB.
4 ATIVIDADE REALIZADA
A pesquisa foi elaborada com grupo de estudantes da Universidade UNAVIDA, onde nos dividimos no seguinte propósito de coletar um pouco da água