Protozoarios
Os organismos eucariotos unicelulares (células que tem o núcleo envolvido por uma membrana) são como “átomos” só que do mundo dos animais invertebrados. Cada unidade celular é um organismo completo que é adaptado para enfrentar as condições ambientais, mas mesmo assim alguns formam colônias de células. E foi a partir deste ponto que os organismos multicelulares (fungos, algas, plantas, animais) evoluíram. Protozoários são seres unicelulares que possuem a capacidade de se deslocar pelo organismo e podem se encontrados no solo, na água, em outros seres vivos e até em insetos. Malária, amebíase, doença de chagas, giardíase, disenteria, toxoplasmose, tricomoníase e leishmaniose são alguns dos exemplos mais comuns de doenças causadas por seres protozoários.
Protozoários ou Protozoa
São microorganismos eucarióticos geralmente unicelulares eheterotróficos (não possui a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimenta de seres vivos). Sua classificação é controversa, pois inclui diversos seres semelhantes que não possuem relação evolutiva, sendo assim um grupo polifilético (grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos) que une diferentes tipos de organismos microscópicos que não se encaixam no reino Metazoa. Segundo Brusca & Brusca, protozoários são os seres eucariontes que não apresentam nível de organização tecidual como as plantas e os animais e não passam pelo processo de formação dos folhetos embrionários que ocorre nesses grupos.1 Fazem parte do reino Protista, junto com as algas unicelulares crisófitas, euglenófitas e pirrófitas de acordo com suas semelhanças mais evidentes.
Os protozoários são classicamente divididos em quatro grupos de acordo com o seu meio de locomoção. Os ciliados se locomovem na água através do batimento de cílios numerosos e curtos e aparece geralmente em água doce e salgada, e onde existe matéria vegetal em decomposição. Eles executam também outro tipo de reprodução, chamado