protozoarios
Os protozoários habitam os variados tipos de ambientes, como a água e o solo.
Eles podem ingerir outros seres vivos e digerir suas moléculas orgânicas complexas, ou absorver moléculas orgânicas simples do ambiente, em geral, realizam dois tipos de respiração a aeróbica e anaeróbica.
A reprodução é geralmente assexuada, mais algumas espécies realizam também a reprodução sexuada com produção e união de gametas (troca de material genético, que aumenta variação do indivíduo.)
Alguns protozoários parasitas e de água doce quando as condições se tornam desfavoráveis do meio ambiente, adotam a forma de um cisto, ou seja, diminuem de volume (perda de água), eles perdem organelas (cílios, flagelos, etc.) e formam cascas resistentes.
Os protozoários antigamente podiam se dividir em quatro filos principais, eles são:
Sarcadinea ou rhizopada: (deslocam-se por pseudópode, rizópodes ou exópodes)
Mastigophora ou flagellata: (utilizam flagelos)
Ciliphora: (possuem cílios)
Apicomplexa ou spozoa: (desprovidos de aparelho locomotor, o que torna muitas espécies formas parasitárias de Vida.)
O reino Protista agrupa organismos eucariontes, unicelulares, autótrofos e heterótrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenófitas, pirrófitas (dinoflagelados) e crisófitas (diatomáceas), que são Protistas autótrofos (fotossintetizantes). Os protozoários são Protistas heterótrofos eles são todos seres unicelulares, ou seja, possuem núcleo celular.
Os protozoários são micro-organismos que tem a classificação feita com base nas estruturas de locomoção que eles apresentam, a locomoção desses micro-organismos no meio aquáticos são feitas por batimentos dos cílios e dos flagelos, que são estruturas mais adaptadas com a natação, outros protozoários rastejam.
Alguns protozoários não possuem organelas locomotoras, esses protozoários são chamados de esporozoários.
Os protozoários são de vida livre e aquática podendo ser encontrados em águas doces, salobras ou