PROTOZOARIOS
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Ufes) (...)
A derrubada das matas no Espírito Santo produziu novas doenças, como o câncer de pele, alterou outras, como le is hma nios e , e e xpa ndiu a lguma s , como a e s quis tos s omos e [...], s e m conta r com a pe rma ne nte a me a ça de a ma lá ria volta r a qua lque r ins ta nte [...]. Até 1980 a pe na s 60 ca s os de le is hma nios e ha via m s ido notifica dos , limita dos a os municípios de Via na , Ca ria cica e Afons o Clá udio. De z a nos de pois , já na dé ca da de 90, registraram-s e 890 novos ca s os e a mpliou-s e s e u ra io de a çã o. A doe nça e s tá hoje e m 54 municípios , com ma ior pre s e nça no norte do Es ta do. [...]. O crime s e re ve la a inda ma ior qua ndo s e s a be que num s ó he cta re de ma ta a tlâ ntica e ncontra va m-s e a té 270 e s pé cie s de á rvore s , a compa nha da s por dive rs a s outra s e s pé cie s principa lme nte e pífita s [...], pa ra s ita s e s a prófita s [...] e de a nima is inve rte bra dos . Ce rtos be ija -flore s , s a nha ços , ma rs upia is (como o ga mbá e a cuíca ), pre guiça s , s a güis , pe re re ca s , pa tioba s (ja ra ra ca s -ve rde s ) e inúme ros outros estavam limitados à mata atlântica.
(...)
"A Gazeta", 8 de agosto de 1999.
1. Em relação à Leishmaniose, é CORRETO afirmar:
a) Os municípios que apresentam maior número de casos de doença são aqueles em que ocorre alto consumo de águas superficiais, sem tratamento ou deficientemente tratadas.
b) O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adaptar-se ao ciclo domiciliar.
c) O quadro atual da doença, instalado no Estado, pode ser revertido com a recuperação das matas ciliares e das capoeiras, com a diminuição da insolação e com medidas de saneamento básico.
d) As condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença.
e) A eliminação de cães portadores da doença e o uso de inseticidas nas áreas com focos de anofelinos são
medidas