Envenenamento Por Animais Peçonhentos
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Portanto, peçonhentos são os que injetam veneno com facilidade e de maneira ativa, como, por exemplo, serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos, a arraias. Já os animais venenosos são aqueles que produzem veneno, mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões), provocando envenenamento passivo por contato (taturana), por compressão(sapo) ou por ingestão (peixe baiacu).
Aranhas
É denominado araneísmo o acidente provocado por aranha. Das 30.000 especieis conhecidas, poucas possuem venenos ativo quando inoculado no homem. As aranhas peçonhentas de importância médica causam quadros de envenenamento que se diferenciam tanto nos seus aspectos epidemiológicos, como nos mecanismo de ação dos venenos, devendo ser abordados como agravos distintos. No Brasil, existem três gêneros de aranhas responsáveis por envenenamentos humanos: Loxosceles, Phoneutria e Latrodectus.
Sinais e sintomas
Loxosceles(aranha-marrom)
- Ação do veneno: Proteolítica, Hemolítica.
- Edema, eritema , dor local semelhante a queimadura, quando a comprometimento cutâneo visceral, observam-se febre, mal-estar generalizado, icterícia, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. A urina torna-se escura, cor de coca-cola, pode evoluir para oliguria,anúria e insuficiência renal aguda.
Tratamento
- Tratamento especifico é feito com soro antiaracnídeo e/ou antiloxoscélico, na dose de dez ampolas por via endovenosa. Tratamento complementar consiste na limpeza local com anti-sépticos e hidratação do doente.
Phoneutria(aranha-armadeira)
- Ação do veneno: Neurotóxica, Miotóxica.
- Dor local intensa, geralmente irradiando para a raiz do membro acometido. Em crianças é possível ocorrer choque neurogênico após a