Proteção Ambiental
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
ARTHUR REIS, JEANINE COSTA E PAULO RODRIGUES
SISTEMAS DE REDUÇÃO DE POLUENTES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES
BELO HORIZONTE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. SISTEMA DE REDUÇÃO DE EMISSÕES EM VEÍCULOS
2.1. CATALISADOR
2.1.1. CATALISADOR DE REDUÇÃO
2.1.2. CATALISADOR DE OXIDAÇÃO
2.1.3. O SISTEMA DE CONTROLE
2.2. SISTEMA EGR
2.3. CÂNISTER
3. CONCLUSÃO
4. BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, onde muito se fala acerca do efeito estufa e do aquecimento global, os veículos automotores representam um fator relevante na situação de calamidade pela qual passa o Planeta Terra.
De acordo com a Agência de Proteção ambiental, os motores veiculares produzem cerca de 50% dos poluentes como os compostos orgânicos voláteis, óxido de nitrogênio e partículas em suspensão. Nas áreas urbanas, as emissões nocivas dos automóveis são responsáveis por algo entre 50 e 90% da poluição do ar. 75% das emissões de CO vêm dos automóveis.
A fim de contornar essa situação, diversas medidas vêm sendo tomadas, como a substituição dos combustíveis fósseis por fontes mais limpas de energia, energia elétrica e solar. Porém, como a implementação em massa dessas novas fontes de energia caminham a passos lentos, se faz necessárias outras saídas para a diminuição dos poluentes gerados pelos automóveis.
Entre essas saídas pode-se citar as alterações feitas nos motores e implementação de certos dispositivos, sobre os quais o presente trabalho discorrerá.
3. CONCLUSÃO
Após as discussões presentes neste trabalho, podemos concluir que é de grande importância a eficaz implementação dos dispositivos catalisador, sistema EGR e cânister para uma melhoria na redução da emissão de poluentes por veículos automotores. As consequências positivas geradas para a população são inúmeras, das quais podemos