Proteçao ambiental
Uma gestão com consciência ecológica e organizacional compreende a inter - relação entre o homem e o meio ambiente, gerando benefícios como: a redução de riscos, redução de custo, integridade do trabalhador e da sociedade.
As instituições de saúde não devem apenas resolver os problemas ambientais pensando na observância das leis e na melhoria da imagem da empresa, mas, principalmente centrando-se em uma dimensão ética, motivada por uma preocupação com o bem estar da população, de seus funcionários e de futuras gerações.
A mudança que realmente se espera que ocorra nos serviços de saúde é o manejo adequado e consciente dos resíduos sólidos, respeitando o meio ambiente e preservação da vida.
Tendo em vista o potencial de risco dos resíduos nos serviços de saúde, ressalta-se a necessidade de estudos e pesquisas contínuas para com os cuidados específicos com o resíduo hospitalar.
Para que ocorra uma maior organização na gestão dos resíduos hospitalares será necessário o envolvimento por inteiro da instituição. Cada setor se preocupando com a eficiência da coleta, se sentido individualmente responsável pela preservação do meio ambiente e da vida.
Sabendo-se que os resíduos hospitalar, principalmente os infectantes é de estremo risco para os profissionais de saúde, e para os mesmos que Irão conduzir este resíduo ao seu destino final.
Principais problemas do texto: * Impacto dos resíduos hospitalares no meio ambiente; * Potencial de risco dos resíduos para os trabalhadores dos serviços de saúde; * Necessidade de educação continuada e novas pesquisas relacionadas ao gerenciamento de resíduos; * A não profissionalização dos gestores, posição diretiva (por indicação); * A reintegração do homem ao seu ambiente natural, não como um predador; * As prestadoras dos serviços de saúde devem contribuir para o processo de