Elementos de fixação-Molas
Molas
Introdução
Qualquer elemento mecânico, metálico ou não, pode ser considerado uma mola. Em última análise, todos têm alguma elasticidade e respondem elasticamente pelo menos num pequeno intervalo de solicitação. Essa resposta elástica depende do elemento e do material. Assim, uma alavanca é uma mola já que, quando fletida, responde elasticamente a solicitação, desde que nenhuma parte desta sofra deformação plástica.
Índice:
Introdução...............................................
Definição.................................................
Teoria.....................................................A lei de Hooke.........................................
Tipos de Molas........................................
Representação........................................Conclusão................................................Fontes.....................................................
Mola de compreensão.
Elementos de Fixação
Molas
Definição Molas são elementos mecânicos de armazenamento de energia, podendo ser de tração, compressão ou torção dependendo do esforço ao qual são submetidas. Trata-se de um elemento único ou uma associação de elementos (sistema) capaz de assumir notáveis deformações elásticas sob a ação de forças ou momentos, e, portanto, em condições de armazenar uma grande quantidade de energia potencial elástica. Os elementos característicos das molas são a flecha, a rigidez e a flexibilidade.
Flecha é a deformação sofrida pela mola sob a ação de uma determinada força, medida na direção da própria força. Tal conceito pode estender-se também a um elemento elástico sujeito a um binário, neste caso a força é substituída por um momento aplicado e a deformação retilínea pelo deslocamento angular.
Teoria
Na física clássica, uma mola pode ser vista como um dispositivo que armazene a energia potencial esticando as