Desenho técnico
Elementos de fixação
1 – Introdução
Os elementos de fixação são os rebites, parafusos, porcas, arruelas , pinos , e chavetas..
Os elementos de fixação são destinados a unir peças, e junto com os elementos de transmissão formam um conjunto que vai compor uma máquina.
Tipos de União
União tipo móvel: Os elementos permitem a montagem e desmontagem da peça, sem danos. É o caso do parafuso e porca, pinos, contra pinos, anéis elásticos.
União tipo permanente: É um tipo de união feito para uma vez montada a peça, não ser possível mais a sua desmontagem sem causar danos. Incluem nesta união os rebites, e a solda.
A seguir serão estudados os elementos de máquinas, iniciando pelos elementos de fixação, os cabos de aço, as molas, e os elementos de transmissão, as aplicações, suas características e alguns métodos de dimensionamento.
Elementos de fixação
2 – Parafusos e Porcas
ROSCAS: Rosca é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica interna ou externa.
As roscas permitem a união e desmontagem de peças.
Permitem, também, movimento de peças, transformando movimento rotativo em linear.
O parafuso que movimenta a mandíbula móvel da morsa também é um exemplo de movimentos de peça.
Elementos de fixação
Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis, sempre uniformes, dão nome às roscas e condicionam sua aplicação.
Sentido de direção da rosca
Dependendo da inclinação dos filetes em relação ao eixo do parafuso, as roscas ainda podem ser direitas e esquerdas. Portanto, as roscas podem ter dois sentidos: à direita ou à esquerda.
Na rosca direita, o filete sobe