Desenho tecnico
Apostila de Desenho Técnico – Aula 01
Introdução
Desenho técnico é uma linguagem de caráter universal. Por meios de símbolos, convenções e normas disseminados e adotados em todo mundo torna um desenho técnico, feito dentro das regras, de fácil compreensão por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Através do desenho o desenhista ou o projetista materializa no papel a idéia que nasceu em sua mente. Nele estão contidas todas as dimensões e informações para se construir, por exemplo, todas as peças de um motor.
Quais as diferenças entre o desenho técnico e o desenho artístico?
No desenho artístico, os artistas transmitem suas idéias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Estes são exemplos de desenhos artísticos:
O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais de uma mesma área (como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na eletricidade) que deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados.
Antônio Marcos Alves de Melo
1
Apostila de Desenho Técnico – Aula 01
Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Observe alguns exemplos.
Desses desenhos, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas. A execução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exigem treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais. Na prática pode-se dizer que, para interpretar um desenho técnico, é necessário enxergar o que