Relatório ruído
1. Aspetos sociais dos diferentes estilos arquitectónicos
O alojamento tem diferentes tradições socioculturais, consoante o estilo de vida de cada família ou de região.
Este processo teve uma grande evolução nos últimos anos, uma vez que antigamente na mesma casa habitavam várias famílias, o que acabava por não haver grande privacidade, nem tanto conforto, uma vez que as divisões da casa tinham de divididas com várias pessoas, o que não se tornava nada confortável nem tinham a devida privacidade.
Com o passar dos anos as famílias tentam procurar viver com mais conforto, assim sendo, quando adquiriam (e adquirem) uma nova habitação tentam escolher conforme as suas necessidades. Ou seja, as dimensões tendo em consideração vários factores, como:
- O bem estar – áreas de descanso (quartos) em número suficiente para cada elemento e áreas de convívio acolhedoras (Cozinha, sala de estar e jantar);
- Facilidade de mobilidade – de forma a que seja possível movimentar com facilidade entre as divisões da casa;
Mas infelizmente não é toda a população que goza estes direitos ou que os aproveita da mesma forma.
Temos como um exemplo a população de etnia cigana, pois a maior parte reside em barracos, sem nenhumas condições de higiene.
Contudo também existem famílias desta raça que têm uma habitação, mas não conservam da mesma forma, pois estão habituados a viver em condições degradantes e quando lhes oferecem melhores condições de habitabilidade, estes não sabem aproveitar, e não conservam a sua habitação, chegando ao ponto de fazer como se trata-se de uma barraca.
2. Tecnologias aplicadas à construção e arquitectura 3. Evolução científica na construção
Antigamente nas construções das habitações utilizava-se, pedra, tijolo de burro e madeira e no revestimento das paredes aplicava-se cal, o chão era feito em soalho (sendo este por vezes o teto do andar inferior). As casas eram muito frias, não tinham o devido isolamento nas portas