NR 13
13
Integrantes do grupo:
Enio Garcia
Katia
Nayara Pacheco
Pedro Ribeiro
Thiago Mateus
Torres Nascimento
Disciplina:
Gestao da Manutencao
Uniube - Uberaba
Introducao
Caldeiras
Nome popular dado aos equipamentos geradores de vapor.
Aplicação ampla no meio industrial e também na geração de energia elétrica.
Podem operar com pressões acima da pressão atmosférica
(sendo na grande parte das aplicações industriais até quase 20 vezes maior e nas aplicações para a produção de energia elétrica de 60 a 100 vezes maior).
Para as atividades que necessitam de vapor para o seu funcionamento, têm como componente essencial para sua operação, a caldeira.
Sistemas de Segurança
O sistema de segurança de uma caldeira tem como finalidade proteger o equipamento de possíveis falhas operacionais ou de seu sistema de controle.
O sistema de segurança deve ser projetado de forma a somente permitir a partida da caldeira depois que todas as variáveis e condições consideras críticas estejam dentro dos limites estabelecidos e, caso ocorra qualquer anormalidade nestas variáveis, a caldeira seja desligada automaticamente. A escolha das variáveis e condições a serem consideradas críticas, dependem: • Pressão de operação
• Tipo e capacidade da caldeira
• Número e tipo de combustível utilizado
• Tipo de vapor gerado
Vasos de Pressao
Sao todos os reservatorios, de qualquer tipo,dimensoes ou finalidaes, nao sujeitos a chama,que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com seguranca a pressoes internas e externas, cumprindo assim a funcao basica de armazenamento.
Aplica-se em refinarias
Sistemas de Segurança
Com os avanços da tecnologia na produção de vapor, houve a necessidade de novos avanços nas técnicas de proteção tanto dos operadores quanto da comunidade ao redor da fábrica.
A partir de um dos acidentes mais catastróficos ocorridos durante a evolução industrial, o qual aconteceu em 1905 na
cidade