NR-13
NR-13 é a norma regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão e caldeiras.
1 - INTRODUÇÃO
Atualmente é comum encontrarmos compressores de ar e outros vasos de pressão presentes nos mais diversos tipos de edificações, sendo o seu emprego utilizado para os mais diversos fins. Porem o que pouca gente sabe ou se dá conta é que ao adquirir um vaso de pressão estão também adquirindo uma verdadeira bomba com grande poder de destruição, caso esta não seja utilizado de modo correto e seguro.
Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos (líquidos, gases ou a mistura destes) sob pressão interna ou externa. São constituídos basicamente por duas parte, um dispositivo que força a injeção sobre pressão de um fluido ou comprime este fluido e um cilindro, esfera ou cone hermeticamente fechado que serve para armazenar este fluido. Os vasos de pressão possuem ainda dispositivos de segurança, indicadores de nível de pressão, dispositivos de acionamento e desligamento automático e manual e dreno, que quando bem utilizados irão prolongar a vida útil deste vaso e evitarão acidentes indesejáveis.
2 - CLASSIFICAÇÃO DOS VASOS DE PRESSÃO
Os vasos de pressão são classificados em categorias de acordo com o fluido contido no vaso e seu potencial de risco.
2.1 - FLUIDO CONTIDO NO VASO
Classe "A": - fluidos inflamáveis; - combustível com temperatura superior ou igual a 200º C (duzentos graus centígrados); - fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 (vinte) ppm; - hidrogênio; - acetileno.
Classe "B": - fluidos combustíveis com temperatura inferior a 200º C (duzentos graus centígrados); - fluidos tóxicos com