5 razoes para manter a diabete sobre controle
1. Com a insulina alta, o corpo para de gerar energia a partir do tecido gorduroso. O que o hormônio faz é justamente o contrário: estimula a formação de mais gorduras, que vão ser armazenadas pelo corpo, formando os famosos pneuzinhos.
2. Ela também aumenta o nível de triglicérides no sangue, composto que favorece o aparecimento de complicações cardíacas.
3. Com a insulina alta, a sensação de saciedade é abreviada e a compulsão aumenta. Assim, o risco de sair da dieta cresce muito.
4. A produção de neurotransmissores essenciais ao bem-estar, como a serotonina e a dopamina, fica prejudicada quando a insulina está desregulada. Com isso, aumentam a irritabilidade, a insônia e até as chances de ter depressão.
5. Se a resistência à insulina não for controlada, pode haver danos deinitivos no pâncreas, órgão que a produz e se ressente por causa da sobrecarga de trabalho. A associação da resistência à insulina com a insuiciência pancreática caracteriza o aparecimento do diabetes tipo 2.
Ilustração: Claudia Cicala
Diabetes
O que é, sintomas, causas, tratamento, prevenção, insulina, tipos de diabetes
Pâncreas: responsável pela produção de insulina
Introdução
Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. O pâncreas é o órgão responsável pela produção deste hormônio, que tem uma função bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmática a glicose.
Entendendo a Diabetes
A insulina também estimula as células musculares e hepáticas a transformar a pequena molécula de glicose na grande molécula de glicogênio, estimulando, assim, a lipogênese.
De forma simples podemos dizer que após metabolizada dentro da célula, a glicose é transformada em energia. Isto só é possível porque a insulina age aumentando a permeabilidade da membrana celular, o que permite que a célula receba a glicose e a transforme em energia, para, assim, realizar todas as suas funções.
As