Teoria Geral da Administração
Xaxim - 2014
Executivo: e pessoa que executa as ordens administrativas e de grande responsabilidade dentro de determinada empresa, exerce um cargo de liderança fazendo que sejam cumpridas as diretrizes da empresa, promovendo desenvolvimentos sócios, financeiros e econômicos, uma pessoa que tem cargo de chefia que visa obter lucros, contratação de empregados e a modernização da empresa.
A origem da palavra Executiva vem do latim, onde Exsequi significa realização, cumprimento de algo.
História do Executivo: O papel, Executivo, surgiu no século XVI, quando muitas companhias cresciam rapidamente e aos poucos se tornavam sociedades anônimas e houve uma grande necessidade de uma pessoa , não necessariamente sendo o dono, assumir a responsabilidade de administrar a empresa. Na época sua função mais importante era manter a comunicação entre patrão e trabalhadores. Somente no século XIX é que ser executivo ganho mais prestígio, pois, foi aqui que tiveram mais liberdade para usar suas habilidades sem ter que envolver o dono em suas decisões, o que era comum na época.
No Brasil,na década de 70, foi realizada pesquisas para traçar o perfil desde novo personagem brasileiro e este foi o cenário para a ascensão de um dos mais importantes cargos corporativo: o executivo era a pessoa que levava as empresas para caminho da evolução e da modernização, até então comandadas pelos seu próprios donos.
O termo empreendedorismo se popularizou a pouco mais de uma década, e junto com essa novidade surgiu à confusão entre o que é ser um empreendedor e um administrador. Sabe-se que ambos têm papel fundamental no processo de organização e dos negócios, tendo cada qual seu devido valor, porém notasse a necessidade de se mostrar as suas respectivas definições e características de atuação como profissionais, para deste modo traçar as similaridades e diferenças existentes entre eles, a fim de destacar a