Elementos de Fixação
Na mecânica é muito comum a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Qualquer construção, por mais simples que seja, exige união de peças entre si.
Entretanto, em mecânica as peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação.
Numa classificação geral, os elementos de fixação mais usados em mecânica são: roscas, parafusos, porcas, arruelas, pinos, contrapinos, anel elástico, molas.
Pinos
Os pinos têm a finalidade de alinhar ou fixar os elementos de máquinas, permitindo uniões mecânicas, ou seja, uniões em que se juntam duas ou mais peças, estabelecendo, assim, conexão entre elas.
Os pinos são usados em junções resistentes a vibrações.
Tipos - Há vários tipos de pino, segundo sua função, são eles:
1- Pino cônico: Ação de centragem.
2- Pino cônico com haste roscada: A ação de retirada do pino de furos cegos é facilitada por um simples aperto da porca.
3- Pino cilíndrico: Requer um furo de tolerâncias rigorosas e é utilizado quando são aplicadas as forças cortantes.
4- Pino elástico ou pino tubular partido: Apresenta elevada resistência ao corte e pode ser assentado em furos, com variação de diâmetro considerável.
- Pino de guia: Serve para alinhar elementos de máquinas. A distância entre os pinos deve ser bem calculada para evitar o risco de ruptura.
Contrapino ou cupilha
O contrapino ou cupilha é uma haste ou arame com forma semelhante à de um meio-cilindro, dobrado de modo a fazer uma cabeça circular e tem duas pernas desiguais.
Introduz-se o contrapino ou cupilha num furo na extremidade de um pino ou parafuso com porca castelo. As pernas do contrapino são viradas para trás e, assim, impedem a saída do pino ou da porca durante vibrações das peças fixadas.
Roscas
- Roscas é um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica. Serve para definir o encaixamento perfeito dos dois materiais através de movimento helicoidal.