Proteinas e outros
As Proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipéptidos, com uma forma globular ou fibrosa, facilitando a função biológica. São compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementar e massa molecular elevada.
Podemos reconhecer na cadeia polipeptídica da figura 1 as partes dos grupos – NH2 e – COOH dos aminoácidos que se mantêm após a polimerização, isto é, um grupo – NH e um grupo – CO. O átomo H e o grupo – OH em falta correspondem à formação de moléculas de H2O durante a polimerização dos aminoácidos. O diagrama da figura 2 mostra a reação de dois aminoácidos.
NOTA : Estima-se que haja um número da ordem de 100 mil moléculas diferentes de proteínas . São macromoléculas (moléculas gigantes), com massas moleculares relativas que variam entre 5000 e 10 000 000.
Existem apenas 20 diferentes aminoácidos que constituem a grande maioria das proteínas. O mesmo aminoácido aparece várias vezes na constituição de uma macromolécula. Desses 20 aminoácidos, 9 são considerados essenciais, devendo, por isso, figurar nos alimentos ingeridos.
A grande variedade de proteínas deve-se ás diferentes sequencias dos aminoácidos na estrutura das respetivas moléculas. Essa sequencia designa-se estrutura primária da proteína.
Uma pequena alteração nessa sequencia pode modificar drasticamente as propriedades da proteína.
As proteínas, além de formarem o cabelo e hemoglobina, são os principais constituintes da pele e dos músculos. As enzimas, tal como muitas hormonas e anticorpos, também são proteínas. As enzimas funcionam como catalisadores biológicos de reações químicas.
Um organismo tão simples como uma bactéria contém muitas milhares de enzimas, cada uma capaz de catalisar uma reação diferente.
Enzimas: são proteínas que funcionam como catalisadores biológicos de reações químicas.
NOTA : sem enzimas a digestão de uma refeição levaria 50 anos.
Nem sempre a ação das enzimas é útil.