Atividade de bioquimica
1) Proteínas são moléculas mais abundantes e com maior diversidade de funções nos sistema-vivos. Praticamente todos os processos vivos dependem dessa classe de moléculas. Por exemplo, enzimas, hormônios polipeptídicos, proteínas contráteis do músculo, proteínas transportadoras de moléculas essenciais para a vida. Em resumo as proteínas tem uma variedade mutio grande de funções. As proteínas por definição são macromoléculas polipeptídicas, isto é, são moléculas muito grandes, formadas pela chamadas de ligações peptídicas. As proteínas Entre quais grupos funcionais dos aminoácidos a ligação peptídica ocorre?
R.: Sempre por meio da reação entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro, No momento em que a proteína está sendo sintetizada e as ligações peptídicas estão se formando, o radical carboxila perde um grupamento –OH (hidroxila), deixando uma ligação livre. Simultaneamente, a radical amina de outro aminoácido perde um átomo de hidrogênio (–H), ficando, também, com uma ligação livre. Já que existem duas ligações livres, os aminoácidos tendem a se juntar: o OH do grupo carboxila de um aminoácido se liga ao H da amina do vizinho, produzindo uma molécula de água.
2) As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Nas proteínas, os aminoácidos são unidos covalentemente por ligações peptídicas, entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amino do outro aminoácido. As ligações peptídicas não são hidrolisadas por condições desnaturantes, como aquecimento ou altas concentrações de uréia. Deve-se haver uma