proteinas do leite
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA-CCT
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
PROFESSORA: MICHELINE OLIVEIRA
PROTEÍNAS DO LEITE
ALUNA: ANDRÊSSA GABRIELLE SANTANA GOUVEIA
Fortaleza/CE 2013
O leite é um alimento que possui um alto valor nutritivo, constituindo em um alimento complexo que contém água, carboidratos, gorduras, proteínas, minerais e vitaminas em diferentes estados de dispersão. Porém, apesar de ser considerado um alimento completo, o leite não possui quantidade suficiente de ferro e vitamina D para atender as exigências de uma nutrição completa.
Segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas.
Existem vários de fatores que afetam a composição do leite tais como: espécie, raça, indivíduo, idade da vaca, estágio da lactação, alimentação, estações do ano, estado de saúde da vaca, dentre outros.
As Proteínas são compostas de um alto peso molecular, composto orgânico de estrutura complexa e massa molecular elevada, sintetizadas pelos organismos vivos através condensação de um grande número de moléculas de -aminoácidos, através de ligações denominadas ligações peptídicas.
Elas são os componentes mais importantes do leite e são de fácil digestão. Além disso, elas são de elevado valor biológico (contêm os aminoácidos essenciais em quantidade e proporção adequadas). Daí sua importância na alimentação, principalmente na fase de crescimento, pois é possível obter do leite boa parte das necessidades diárias de proteínas.
São classificadas em: caseínas e proteínas do soro. Elas conferem ao leite a cor esbranquiçada opaca. As proteínas do leite consistem de 80% de caseína, que por sua vez é composta de vários componentes que juntos