História da Educação
Letícia Pereira Damascena
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Atividade Integrada do Módulo 1
Estamos no século XXI e nos deparamos com princípios da história da educação, sendo que as condições oferecidas para a área da educação no Brasil não são satisfatórias.
Através das teleaulas de História da Educação e do texto ‘’formação de professores – aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro’’ (SAVIANI, p.153, 2009), tenho como principais fatos a questão do salário oferecido ao profissional da educação, as condições precárias de trabalho e a educação como máxima prioridade.
Analisando o tempo investido para formar-se um professor, sua carga horária, responsabilidade ao criar um cronograma, o tempo de preparação para entrar em sala de aula com o seu melhor e focar o principal que é o ensino ao aluno, vejo que verdadeiramente deve haver maior investimento nos profissionais da educação; pois, uma vez que temos profissionais satisfeitos com seu salário, haverá maior dedicação, além da paixão pela profissão e reconhecimento.
Tendo as condições precárias é visto que os profissionais de formação docente tem estado sem defesas para com a estrutura estabelecida, pois as condições dificultam o ensino tanto para o professor quanto para o aluno. Essas condições tem funcionado como argumentos de escape ou desestimulador para muitos, fazendo com que se torne cada vez menor o interesse pela profissão. Essas condições não somente atacam a educação, mas também causam os demais problemas no País, como o desemprego, pobreza, segurança etc. Infelizmente tudo está ligado e as conseqüências vemos todos os dias predominando na vida de jovens e crianças que crescem sem investimentos.
Enfim, tendo a educação como alicerce como máxima prioridade no País, a sociedade estaria segura de um futuro melhor para seus filhos, para os profissionais que com certeza trabalhariam entusiasmados, cresceria também as