Proteinas, Carboidratos, Lipidios e Sais Minerais
Proteínas
As proteínas são compostas orgânicas com uma estrutura complexa, resultantes da união de inúmeros aminoácidos. Esses compostos possuem funções vitais para os organismos. A estrutura das proteínas é formada por segmentos de DNA e RNA do próprio indivíduo. Sua síntese ocorre através da condensação de um grande número de moléculas de alfa – aminoácidos por meio de ligações denominadas ligações peptídicas.
As proteínas são encontradas principalmente nas carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Como cada alimento possui particulares tipos de aminoácidos, é fundamental que o indivíduo tenha uma alimentação balanceada para que ocorra a ingestão de diferentes tipos de proteínas.
Carboidratos
Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc.), os tubérculos (batatas, mandioca, etc.) e os açúcares (mel, frutose, etc.).
De forma geral, os carboidratos desempenham um papel extremamente importante em nosso organismo, pois é através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas.
Os carboidratos são macronutrientes que têm uma estrutura química e uma composição especial. Os carboidratos são feitos de moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Estrutura química dos carboidratos:
Embora a fórmula geral seja (CH2O)n, a estrutura química dos carboidratos é dependendo do tipo de açúcar envolvido.
Monossacarídeos:
Têm 4, 5, 6 carbonos.
Estes sacarídeos são distinguidos pela orientação dos grupos hidroxilo (-OH). Isto dá - lhe propriedades químicas e organolépticas especiais.
Dissacarídeos:
Neste grupo incluem sacarose, maltose, ou lactose. Estes são formados juntando os monossacarídeos diferentes que são específicos carbonos ligados a cada molécula.
2
Polissacarídeos:
Estes representam a finte de reserva de carboidratos simples. Estruturas mais complexa são formadas pela junta de vários sacarídeos diferentes.