sdbtdstgef
522 palavras
3 páginas
R7.comNotícias
Entretenimento
Esportes
Vídeos
Rede Record
REVIEWSSMARTPHONESTECNOCAST
Faça login ou registre-se
Início » Hardware e acessórios » AMD anuncia produção de processador com arquitetura ARM
AMD anuncia produção de processador com arquitetura ARM
Chips vão atender cloud computing e datacenters
Por Thássius Veloso
2 anos atrás
NEWS7
Nessa nova leva de equipamentos com processadores de arquitetura ARM pode ser que a AMD ganhe mais destaque. A companhia americana anunciou em comunicado para jornalistas o desenvolvimento dos primeiros chips baseados na arquitetura ARM de 64-bit. O primeiro modelo de processador AMD com ARM deve entrar em produção em dois anos.
De acordo com o escritório da AMD no país, não veremos os processadores em gadgets num primeiro momento. O primeiro AMD Opteron deverá marcar presença em servidores de cloud computing e centros de dados – ou seja, não chegará ao consumidor final.
“ASSIM COMO, EM 2003, A AMD LANÇOU A PRIMEIRA SOLUÇÃO X86 PARA SERVIDORES MAINSTREAM DE 64-BIT COM OS PROCESSADORES AMD OPTERON, A AMD SERÁ A ÚNICA FORNECEDORA DE PROCESSADORES A OFERECER TECNOLOGIAS X86 E ARM DE 64-BIT, OFERECENDO NOVOS NÍVEIS DE FLEXIBILIDADE E GARANTINDO UMA PERFORMANCE E UMA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA OTIMIZADA PARA UMA GRANDE GAMA DE DEMANDAS.”
A arquitetura ARM possui uma grande vantagem frente às demais opções de mercado: consumo bastante reduzido de energia. Considere a quantidade de servidores amontoados em um centro de dados como aqueles que o Google mostrou há algumas semanas – cada único watt economizado pode resultar em cifras vultosas no fim do mês.
Opteron x86
Opteron x86
Outra vantagem diz respeito ao controle mais restrito que a empresa ARM faz da tecnologia ARM. Royalties custam bem menos e os parceiros costumam receber auxílio no desenvolvimento e produção de novos processadores. No mercado especificamente de servidores e cloud computing temos empresas especializadas em criar