Prote nas
As proteínas são polímeros de aminoácidos, a partir de 20 aminoácidos diferentes formam as proteínas, apesar das funções serem variadas. Podendo então ser compostas por centenas de aminoácidos, que podem estar mais de uma vez presentes, construindo infinitas moléculas diferentes. As proteínas também participam na formação de enzimas, hormônios e anticorpos, ou seja, são indispensáveis para nosso organismo.
As proteínas têm um papel muito importante no organismo, fornecem material para atuar na manutenção e construção dos órgãos e tecidos. Pode ser de origem vegetal ou animal, no caso de origem vegetal, são incompletas por serem fracas de aminoácidos essenciais, o que o corpo não é capaz de produzir, e origem animal são completas, pois podem produzir todos os aminoácidos essenciais.
Após ingerimos as proteínas, são quebradas e são digeridas, as células absorvem, e quebram novamente as mesmas, transformando assim em aminoácidos. O corpo utiliza estes aminoácidos aonde for necessário.
Chamamos de proteólise, o processo enzimático da degradação das proteínas por hidrólise, esta síntese é realizada por enzimas, chamadas de proteases, sua função é quebrar as ligações entre os aminoácidos em sua cadeia de proteínas.
A proteólise ocorre também em vias intracelulares, degradando proteínas pelo lisossomo, e pelos proteassomas, com participação de ATP.
A proteólise extracelular é responsável por destruir as proteínas que são secretadas pela matriz extracelular por proteases. Ocorre na digestão à proteólise, realizada no estômago ou no duodeno, pelas proteínas que são ingeridas por meio de alimentações.
A proteólise é controlada pela proteases, para inibir a ação de outras proteases. Os peptídeos e os aminoácidos, são produzidos pela proteólise, e são utilizados na síntese de proteínas, esta ação é realizada pelos ribossomos das células.
As enzimas proteolíticas são divididas por exopeptidases e endopeptidades, sendo de acordo com a localização da ligação