Prote O
Prevenção
Utilização dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI
São Paulo- SP
.
São Paulo – SP
22/10/2012
Cumprindo o meu propósito, direi que é justo velar pela incolumidade dos coveiros, cujo ofício é tão necessário, porque sepultam na terra os corpos dos mortos, junto com os erros dos médicos, devendo, pois, a arte médica compensá-los com algum benefício por sua própria dignidade ameaçada.
(Ramazzini, 2000,p.103).
Prevenção1
Utilização dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI
Introdução
O homem sempre sentiu necessidade de buscar proteção. E este instinto é natural do ser humano. Com o passar dos anos, houve a necessidade de aperfeiçoar as maneiras de proteção, no entanto este desejo de mudança ocorreu através da percepção do ambiente, do paciente, e do profissional. Com isto, surgiu a NR6, que regulamenta o uso do EPI, em que, sua utilização é recomendada como medida de prevenção e proteção de acidentes. Sejam eles biológicos físicos e ergonômicos. Neste trabalho, iremos abordar a importância da utilização dos EPI’s para a Enfermagem e quais as prevenções aplicadas a cada um deles. E de forma objetiva definir a utilidade e utilização de cada equipamento.
EPI’s
Segundo o portal mte,2 o equipamento de proteção individual, é todo o produto ou dispositivo de utilização individual pelo trabalhador, destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Ou seja, um equipamento destinado a proteção do trabalhador que, tem como objetivo prevenir acidentes de natureza biológica ou não, assim como a infecção , no caso de doenças infectocontagiosas. O EPI pode ser considerado uma preocupação básica na prevenção de infecções, contaminações e, agravos relacionados ao mesmo.
Quais os equipamentos utilizados pelo profissional da enfermagem?
Luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, aventais e botas, são os equipamentos utilizados pelo