PROTE NAS
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas de aminoácidos. São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco.
Encontrados principalmente em alimentos de origem vegetal e animal: carne vermelha e carne branca e diferentes tipos de grãos.
Funções Biológicas: coagulação sanguínea, transporte de hemoglobina, contração muscular, controlo osmótico; constituem vários hormônios; impermeabilizam a queratina; e atuam como catalisadores de reações químicas.
Composição Química: Carbono (C), Oxigênio (O), Nitrogênio (N) e Hidrogênio (H), essa composição pode apresentar também Enxofre (S).
Aminoácidos
São responsáveis pela construção de uma molécula de proteína.
Seu nome se dá a presença de AMINO em sua composição, que provém de um grupo amina (-NH2), o ÁCIDO derivado do grupo Carboxila (-COOH), e ainda um RADICAL R, responsável pela classificação de um aminoácido.
Existem os aminoácidos essenciais e os aminoácidos naturais, o primeiro é adquirido pela alimentação, já o segundo são sintetizados pelo organismo. A necessidade e síntese de aminoácidos variam de acordo com as espécies. Existem 20 tipos na natureza.
Os vegetais conseguem sintetizar 20 tipos de aminoácidos existentes, já a espécie humana sintetiza apenas 10 deles e adquirem os demais por meio da alimentação.
Podem ser encontrados na carne, leite e grãos.
Formação da Proteína
O grupo amina de um aminoácido se liga se une ao grupo Carboxila do outro, chamado assim de Ligação Peptídica. Na união ocorre liberação de uma molécula de água (H2O), caracterizando a síntese por desidratação. A proteína pode sofrer desnaturação, se necessária, e libera os aminoácidos de sua estrutura por meio do rompimento da Ligação Peptídica (na hidrólise: é uma reação química de quebra de ligação química de uma molécula com a adição de uma molécula água), assim, voltando a sua estrutura inicial.
As proteínas são formadas pela união de por volta de