Propriedades coligativas
Propriedades Coligativas
Abaixamento da pressão de vapor do solvente Lei de Raoult Elevação do ponto de ebulição do solvente Abaixamento do ponto de congelamento do
solvente
Osmose
A presença de um soluto afeta as propriedades físicas do solvente (H2O). As propriedades coligativas só dependem das
quantidades relativas de soluto e solvente e são independentes da identidade química do soluto.
Duas soluções – uma contendo 1 mol (60,06g) de uréia,
(NH2)2CO, e outra contendo 1 mol (342,3g) de sacarose,
C12H22O11, em 1 kg de água. Apresentam mesmo ponto de fusão, igual a -1,86 °C, e não 0 °C como a água pura. A uréia e a sacarose são duas substâncias essencialmente diferentes e, no entanto, causam um mesmo abaixamento na temperatura de fusão da água.
A única coisa aparentemente comum às duas soluções é que cada uma contém 1 mol (6,22 x 1023 moléculas) do soluto e 1 kg
de solvente.
Quando dissolvemos 1 mol de qualquer soluto não-ionizável em 1 kg de H2O, o ponto de fusão da solução resultante será igual a -1,86 °C.
Abaixamento da pressão de vapor do solvente. Aumento do ponto de ebulição do solvente. Abaixamento do ponto de congelamento do solvente. Osmose ou pressão osmótica.
Pressão máxima de vapor de um líquido é a pressão que seu vapor exerce, num recipiente fechado, quando
está em equilíbrio com o líquido, a uma certa temperatura. Quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapor de uma substância. Quanto mais volátil é uma substância maior é a sua pressão de vapor, a uma mesma temperatura, líquidos mais voláteis têm maior pressão de vapor, ou seja, entram em ebulição antes.
I) Inicialmente ocorre a evaporação, pois ainda não existem moléculas no estado de vapor;
II) A velocidade de evaporação é maior que a velocidade de condensação; III) Após algum tempo, a velocidade de condensação