Propriedades Coligativas
Introdução
O objetivo deste trabalho é ampliar o conhecimento do leitor sobre as propriedades coligativas, apresentando-lhe a definição, classificação e usos. Além do mais, este trabalho é importante para o leitor, pois mostra a importância das propriedades.
Definição
Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas.
Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos.
O estudo das quatro propriedades coligativas (Tonoscopia, Ebuliometria, Criometria e Osmometria) permite responder e entender várias questões.
Classificação
Tonoscopia (ou Tonometria):
Entende-se que tonoscopia, tecnicamente falando, é o que estuda os efeitos do abaixamento da pressão de vapor máximo de certo líquido, cujo responsável é uma solução não volátil adicionada à solução.
Em uma solução, quanto maior for o número de mols do soluto, menor será a pressão máxima de vapor dessa solução.
A velocidade de evaporação da água (a) diminui quando lhe adicionamos glicose (soluto não volátil) (b).
Ebuliometria:
Pode-se dizer que a ebuliometria é a propriedade que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente graças à adição de um soluto.
A quantidade do soluto depositada na solução é o que vai determinar o nível de aumento que haverá no ponto de ebulição.
Quando a água ferve com a adição de açúcar é um exemplo perfeito dessa propriedade.
Criometria:
Ao contrário da propriedade anterior, a criometria estuda as questões da diminuição da temperatura de solidificação de uma solução, quando nela é adicionado um soluto.
Exemplo: a água poluída possui ponto de solidificação menor que o da água limpa. Isso acontece pelo fato