propriedades coligativas
O fato de as águas do oceano não congelarem em temperaturas baixíssimas, o hábito de adicionar sal ao gelo para gelar latas de certa bebida ou o motivo pelo qual o ponto de ebulição da água muda quando é misturada com ela certa quantidade de sal ou açúcar. Esses são exemplos de algumas questões que podem ser respondidas com o devido entendimento das propriedades coligativas.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS E PRESSÃO DE VAPOR
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. São propriedades físicas que se somam pela presença de um ou mais solutos e dependem única e exclusivamente do número de partículas (moléculasou íons) que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto. Isso significa dizer que a quantidade de partículas que estão juntas na solução é que irá influenciar na formação das propriedades (ou efeitos) coligativas.
• Pressão de vapor é a pressão exercida por um vapor quando este está em equilíbrio termodinâmico com o líquido que lhe deu origem, ou seja, a quantidade de líquido (solução) que evapora é a mesma que se condensa. A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.
• Ponto de ebulição: A pressão de vapor é uma propriedade física que depende intimamente do valor da temperatura. Um solvente atinge a sua pressão máxima de vapor e consequentemente a sua temperatura de ebulição quando há um equilíbrio entre a sua fase líquida e gasosa. Ou seja, a quantidade de partículas que migram do