Propriedades Coligativas
Coligativas
Sumário
Introdução Pág. 3
Propriedades Coligativas Pág. 4
Efeitos Coligativos Pág. 5,6 e 7
Conclusão Pág. 8
Referências Pág. 9
Introdução
Propriedades Coligativas:
Pressão máxima de vapor de um líquido: é a pressão exercida por seus vapores (vapores saturados) quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido. Vale lembrar que, quanto maior for a pressão máxima de vapor de um líquido, maior será sua tendência a evaporar ou dizemos, ainda, que o líquido é mais volátil.
Quando elevamos a temperatura: as partículas do líquido ficam mais agitadas; consequentemente, o liquido evapora mais intensamente, aumentando sua pressão de vapor.
Influência da natureza do líquido: Líquidos mais voláteis do que a água, como o álcool comum, o éter comum, etc., evaporam-se mais intensamente, resultando maiores pressões máximas de vapor à mesma temperatura. O inverso ocorrerá com líquidos menos voláteis do que a água
Influência da quantidade de líquido ou de vapor presentes: É interessante notar que a pressão máxima de vapor de um líquido, a uma dada temperatura, não depende das quantidades de líquido e de vapor presentes.
Efeitos Coligativos:
Tonoscopia: é uma propriedade coligativa que ocasiona a diminuição da pressão de vapor de um líquido.
Ebulioscopia: é uma propriedade coligativa que ocasiona a elevação da temperatura de um líquido quando a ele se adiciona um soluto não-volátil e não-iônico.
Crioscopia: É uma propriedade coligativa que ocasiona a diminuição na temperatura de congelamento do solvente. É provocado pela adição de um soluto não-volátil em um solvente. Esta relacionado com o ponto de solidificação das substâncias.
Osmose: é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
Propriedades Coligativas
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e