PROPRIEDADES COLIGATIVAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentado à disciplina de química tem como objetivo principal entender as propriedades coligativas, que são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil (que não evapora facilmente) a elas. Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mas sim pela quantidade de suas moléculas, partículas ou átomos. Se originam a partir da presença de um soluto não volátil e um solvente. Assim, de modo a atingir o referido objetivo buscou-se os conceitos de tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia e osmoscopia. Além disso, buscou-se situações curiosas que envolvem cada uma delas, e a realização de exercícios sobre o tema em questão.
CONCEITOS
1) Tonoscopia
Também denominada de Tonometria, esta propriedade coligativa estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente causada pela adição de um soluto não volátil. A fórmula para o cálculo da Tonoscopia segue abaixo:
Δp = P2 – P, onde:
P = pressão de vapor da solução
P2 = pressão de vapor do solvente
Δp= variação de pressão do vapor
Verifica-se experimentalmente que, se dissolvermos na água um soluto não eletrólito e não volátil, a pressão de vapor da água passa a ser menor do que se a água estivesse pura. A diferença entre a pressão máxima de vapor do solvente puro e a pressão máxima de vapor do solvente em solução denomina-se abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor. Com isso, é possível estabelecer a seguinte condição para as soluções: quanto maior a quantidade de partículas em uma solução, menor será a sua pressão de vapor.
2) Ebulioscopia
Ebulioscopia é a propriedade coligativa correspondente ao aumento do ponto de ebulição de um líquido quando acrescenta-se a ele um soluto não-volátil. É como se as partículas do soluto "segurassem" as partículas do solvente, dificultando sua passagem ao estado gasoso. O aumento (variação) da temperatura de ebulição