Propriedades Coligativas
Existem quatro propriedades das soluções que dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas em uma certa quantidade de solvente, mas não da natureza dessas partículas dissolvidas.
Elas são conhecidas como propriedades coligativas. As quatro propriedades coligativas, são o abaixamento da pressão de vapor (tornoscopia) , o aumento da temperatura de ebulição(ebulioscopia), o abaixamento da temperatura de solidificação(crioscopia) e a tendência de o solvente atravessar determinadas membranas de permeabilidade seletiva(osmose).
OBJETIVOS:
Verificar os fenômenos coligativos em solução.
MATERAIS e REAGENTES:
Tornoscopia: ∙ 2 béqueres 100mL. ∙Água destilada. ∙2 vidros de relógio. ∙NaCl ∙Gelo e NaCl
Crioscopia: ∙Proveta. ∙tubos de ensaio. ∙Gelo. ∙álcool.
PROCEDIMENTOS:
01) Tornoscopia:
■ Colocamos em um béquer(100mL) 50mL de água pura, e no outro a água misturada ao soluto não volátil (NaCl) cerca de 20g.
■ Cobrimos os dois recipientes como vidro de relógio
■ Aquecemos durante 5 min.
■ Aguardamos e observamos.
A solução que com o soluto possui menos pressão, e no sistema as pressões precisam se igualar, assim, a pressão migra do de maior para o de menor, aumentando o seu volume. O líquido diminui por que as forças são menores o que facilita sua evaporação.
02) Crioscopia:
■Separamos 3 tubos de ensaio
■E com o auxílio da proveta, colocamos cerca de 20 mL de água em cada um dos tubos.
■Em um deles acrescentamos uma amostra de 2g de sal, e agitamos bem afim de obter uma dissolução total. Repetimos esse processo em um outro tubo, só que dessa vez colocamos sacarose, na mesma quantidade, mantendo apenas o último com água pura.
■Preparamos um banho de gelo no béquer, com pedaços de gelo e sal na proporção 4:1.
■Introduzimos esses tubos no banho, de forma que o conteúdo dentro dos tubos ficasse submerso, deixamos eles de repouso por cerca de 5 minutos