propriedades coligativas
PROFESSOR (a)
ALUNO(S):
- TURMA: TÉCNICO EM QUÍMICA SUBSEQUENTE
3º. SEMESTRE
2011
INTRODUÇÃO
Propriedades coligativas das soluções são propriedades que dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza da solução. Isso significa dizer que a quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influir na mudança nas propriedades coligativas. Os quatro efeitos coligativos são: Tonometria, Ebuliometria, Criometria e Osmometria. Os três primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o último foi estudado por Van’t Hoff.
Durante o estudo de todas as umas das propriedades coligativas, será necessário sempre comparar o comportamento da solução com o respectivo solvente puro. Tonoscopia é o estudo do efeito do abaixamento da pressão máxima de vapor de um determinado líquido, tendo como responsável um soluto não-volátil. Ebulioscopia é o estudo do efeito da elevação da temperatura de ebulição de um líquido, ocasionada pela dissolução de um sólido não-volátil. Crioscopia é o estudo do abaixamento da temperatura e congelamento (ou ponto de fusão) de um líquido, provocada por outra substância.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Propriedades coligativas são todas as propriedades de uma solução que depende da quantidade de partículas do soluto com suas características pré-definidas.
As propriedades coligativas dividem-se em: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia, e Osmoscopia. E cada uma dessas propriedades tem suas características previamente definidas de acordo com suas particularidades.
A lei de Rault estabelece o seguinte: “A pressão de vapor de uma solução ideal é dependente da pressão de vapor de cada componente química e a fração molar do componente presente na solução.”