propriedade imaterial
Para elaborar um bom trabalho escolar, é necessário, primeiramente, escolher e delimitar o tema a ser estudado. Em seguida, é preciso pesquisar, compreender, analisar os fatos, sintetizar as idéias e avaliar as informações coletadas. O aluno deve sempre se lembrar que escrever é como enviar um recado.
Todo recado precisa ser bem decodificado pelo leitor; assim, um bom texto deve conter as seguintes características:
Clareza: o texto é claro quando é facilmente entendido, sem provocar dúvidas no seu leitor.
Concisão: é a qualidade do texto em ser preciso, sem rodeios de palavras.
Coesão: é o uso dos conectivos adequados à correta ligação entre palavras e frases no texto.
Coerência: é a lógica na seqüência entre as idéias e palavras que se relacionam no texto.
Correção gramatical: é o uso da língua segundo os padrões da norma culta.
Um bom trabalho escolar, além de bem escrito, deve conter a seguintes partes:
1. Capa: a capa deve trazer a identificação da escola, o título do trabalho, os nomes dos componentes do grupo, seus números na chamada, local e data.
2. Sumário: relaciona capítulos e demais partes do trabalho, acrescentando à frente a paginação. Os números das páginas só aparecem a partir da introdução.
3. Introdução: apresenta o tema do trabalho, os seus objetivos e suas prováveis conclusões. Funciona como uma apresentação do conteúdo e da justificativa do trabalho.
4. Desenvolvimento: o desenvolvimento do trabalho deve conter o conteúdo pesquisado e sintetizado pelo aluno. Ele deve ser organizado em capítulos ou seções numeradas. Cada parte deve constar em páginas separadas.
5. Conclusão: traz um resumo das informações apresentadas anteriormente, evidencia as conquistas alcançadas, os sucessos e o aprendizado adquirido com o trabalho.
6. Referências bibliográficas: traz a lista em ordem alfabética dos livros, sites, revistas e obras consultadas. Ex: ABREU, Antônio Soares.