Mexico
NOME DO ALUNO
Boa Vista – RR
Novembro 2013
Turma: 308 Serie: 3º Turno: Vespertino
~
Trabalho do 4º Bimestre como requisito para compor a nota Bimestral na matéria de
Espanhol da professora Cleide
Boa Vista – RR
Novembro 2013
INTRODUÇÃO
República federal da América do Norte. Seu nome oficial é Estados Unidos Mexicanos; faz fronteira ao norte com os Estados Unidos; a leste com o golfo do México e o mar do Caribe; ao sul com Belize e Guatemala; e a oeste com o oceano Pacífico. Sua jurisdição se estende, além disso, sobre numerosas ilhas próximas à sua costa. Possui 1.958.201 km2. A capital é a Cidade do México.
DESENVOLVIMENTO
Economia : O México (cuja moeda é o peso mexicano) tem uma economia de livre mercado voltada para a exportação. Trata-se da segunda maior economia da América Latina (seu PIB, em 2007 foi de 1,249 trilhões de dólares), ficando atrás somente do Brasil e a quarta economia do continente americano. No ranking mundial o México está em 12° lugar. A economia mexicana é feita de uma mistura de indústrias e sistemas agrícolas antigos e modernos, ambos cada vez mais dominados pelo setor privado. Em 2006, o México teve inflação de 3,8% e desemprego de 3,2%.
Hoje o México e o único país que faz parte da OCDE (Organização para a cooperação e o Desenvolvimento Econômico), mantêm tratados de livre comércio (TLC) com mais de 40 países, incluindo Japão, Israel, União Européia e diversos países da América Central e da América do Sul.
As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão. A indústria mexicana se destaca nos setores automotivo