Propagacao de incerteza
FACULDADES DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO
Fisica Experimental
Paquímetro e Micrômetro: Propagação de Incertezas e Determinação Experimental do Volume de um Objeto
PROFESSOR DR. RODRIGO SAVIO PESSOA
ALUNOS:
William Ricardo Simão – Matrícula 00711907
1- Resumo
Aprender a manipular dois equipamentos de medida: paquímetro e micrômetro, para que com eles sejam obtidos as medidas dos objetos em prova.Foram realizadas ao total 10 medidas com cada equipamentos em 3 objetos. No quadrado foi medida a altura (h); Na esfera foi medido seu diametro externo (D); Para o cilindro foi realizado duas medidas a altura (h) e seu diametro externo (D).
Com isto, pode-se determinar um bom valor para as medidas de cada grandeza e, através do conceito de propagação de incertezas, também calcular as incertezas relacionadas aos volumes de cada objeto.
2. Introdução
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos de milímetro (como é o caso do micrômetro). Quando medimos várias vezes uma mesma grandeza, podemos notar que os vários resultados nem sempre coincidem, mostrando que realizar uma medida exata é impossível, pois podem ocorrer erros na hora da medição. Para minimizar estes erros cometidos foi desenvolvida a Teoria dos Erros. Em nosso laboratorio trabalhamos com algumas expressoes matematicas desenvolvidas para chegar mais proximo do valor real medido, para chegar no valor trabalhamos com as seguintes expressoes:
-Valor Medio.
-Desvio Padrao.
-Desvio padrao final ou incerteza padrao final.
-Propagacao de incertezas nas operacoes basicas.
Para trabalharmos com estas