Atrito e propagação de incertezas
Leis de Newton – Atrito e Propagação de Incertezas
Relatório do Experimento realizado na disciplina Física Geral e Experimental II
Professor: Claudio Magalhães
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DIRETORIA DE EXATAS
São Paulo
04 de Maio de 2011
Resumo
As forças de atrito têm uma grande importância em todos os processos que ocorrem na natureza. Evidentemente, nas áreas de contacto entre dois corpos. Assim, uma caixa entra em repouso logo que paramos de arrastá-la sobre o solo. As forças de atrito formadas nas áreas de contacto travam. Por outro lado, temos que empregar uma força para movê-las do lugar. Podemos medir o valor da força de atrito. Puxamos uma caixa ou um bloco sobre uma base horizontal e a força necessária empregada é medida por meio de um medidor de forças. Esta é a força que se iguala, em intensidade, à força de atrito que dificulta o movimento.
Sumário
1 Introdução p.4
2 Procedimento Experimental p.5
3 Dados e Análise dos Resultados p.6
4 Resultados e Conclusões p.8
Referências Bibliográficas p.9
1 Introdução
Atrito e uma Força que age sobre qualquer corpo que esteja em contato com qualquer outra superfície, seja ela sólida ou não.
Essa força age sempre na direção contraria do movimento em que se encontra o corpo, sendo uma das responsáveis pela frenagem desse movimento. Exemplos como um carro em movimento que utiliza o atrito dos discos de freio com o pneu, que por sua vez tem atrito com o solo que o leva a frenagem total, ou ainda uma bola que e arremessada e perde velocidade por causa do atrito com o ar, entre