Propagação de incertezas
Ilhéus, Abril de 2012
RESUMO:
O valor de uma grandeza poderá ser obtido diretamente (medida de um comprimento, massa, tempo, etc.) ou indiretamente (medida de aceleração, pressão, força, volume, etc.).
Nas medidas indiretas o valor da grandeza final dependerá das incertezas de cada uma das grandezas obtidas direta ou indiretamente, bem como da forma da expressão matemática utilizada para obtê-las. Exemplo: No cálculo de uma dada pressão, P = F/A , a força F e a área A apresentam incertezas que afetarão o valor final P.
Usaremos então o cálculo da propagação das incertezas para obter a incerteza do valor da grandeza que se mede indiretamente, em função das incertezas das medidas diretas. INTRODUÇÃO:
Em geral, a medição de uma grandeza física é apenas uma estimativa –ou uma aproximação – do valor verdadeiro mensurado. Como conseqüência, o resultado da medição só é completo quando acompanhado do valor declarado da incerteza.
Uma medição tem imperfeições que dão origem a um erro no resultado da medição. Tradicionalmente, o erro é visto como tendo dois componentes, um componente aleatório e um componente sistemático.
O erro aleatório se origina de variações temporais ou espaciais e ocorre de forma imprevisível, porém ele pode geralmente ser reduzido aumentando-se o número de observações..
O erro sistemático pode ser quantificado e, se for significativo com relação à exatidão requerida da medição, uma correção ou fator de correção pode ser aplicado para compensar o efeito.
A incerteza do resultado de uma medição reflete a falta de conhecimento associado ao valor da grandeza a ser medida. O resultado de uma medição, mesmo após correção devido aos efeitos relativos a erros sistemáticos reconhecidos, é somente uma estimativa do valor da grandeza devido à incerteza proveniente dos efeitos dos erros aleatórios e da correção imperfeita do resultado para efeitos devido aos erros sistemáticos.
Nas