Prolog
1. Introdução • Linguagem procedural (exemplos: Pascal, Java, C++): baseado em instruções e algoritmos sobre dados.
• Linguagem declarativa (exemplo: Prolog): baseado na lógica de predicados e composta de fatos e regras. Um programa, em Prolog, é constituído de uma coleção de unidades lógicas chamadas predicados. Cada predicado é uma coleção de cláusulas. Uma cláusula é uma regra ou um fato. A linguagem Prolog trata as regras como se fossem universalmente quantificadas.
2. Download do software SWI-PROLOG
Selecione “Download” e “Stable release” na página: http://www.swi-prolog.org (3.2MB)
3. Digitação dos fatos
i) Habilite o editor sensitivo (colorido) do Prolog através das opções: Setting – User init file (feche o arquivo PL.INI criado) Obs.: se esta habilitação não for feita o SWI Prolog usará o editor Bloco de Notas do Windows.
ii) Digite as clausulas dentro de um arquivo de banco de dados do Prolog (arquivo texto) File – New – “atribua um nome para o arquivo” Digite os seguintes fatos (use sempre letras minúsculas para fatos, regras e constantes):
Obs.: todos os fatos devem ficar agrupados.
come(urso,peixe). come(peixe,peixinho). come(peixinho,alga). come(peixe,alga). come(urso,raposa). come(veado,grama). come(peixe,minhoca). come(urso,guaxinim). come(raposa,coelho). come(urso,veado). come(lince,veado). come(plantacarnívora,mosca). come(veado,plantacarnívora). animal(urso). animal(peixe). animal(raposa). animal(veado). animal(minhoca). animal(lince). animal(coelho). animal(guaxinim). animal(mosca). animal(peixinho). planta(grama). planta(alga). planta(plantacarnívora).
ii) Salve este arquivo (File – Save buffer) – não precisa fechá-lo